Blog Unibrokers
Como economizar para adquirir seu primeiro imóvel

Como economizar para adquirir seu primeiro imóvel

Nossa vida é repleta de grandes etapas, grandes conquistas. Uma dessas conquistas é a do primeiro imóvel, a casa própria. Se você está querendo comprar seu primeiro imóvel e não sabe por onde começar, a Unibrokers te ajuda.

A preparação para essa conquista é um processo um tanto quanto demorado, que requer muita disciplina e esforço. Você precisa ter sempre em mente o que deseja para que possa realizar tudo da melhor maneira possível. Vamos começar?

Nossa primeira dica é: Comece o quanto antes - ainda mora com seus pais? Economize desde já. Se você puder, aproveite para guardar e investir um dinheiro, quanto mais, melhor. Guardar desde cedo pode permitir a compra de um imóvel melhor ou parcelas com menos juros. Se você não mora com seus pais, outra alternativa é dividir sua casa com amigos, diminuindo os custos.

A segunda dica: Planejamento - você precisa de um bom planejamento para controlar suas economias e finanças. É importante quitar dívidas antigas e resolver quaisquer pendências passadas; ponha no papel todas as suas despesas, gastos com mercado, combustível, remédios… o que sobrar desse dinheiro deve ser guardado de forma quase que obrigatória, não use-o para outras finalidades. Economize até ter, pelo menos, 20% do valor do imóvel. Afinal, quanto maior a entrada, menores os juros sobre as parcelas.

Terceira dica: Formas de guardar dinheiro: escolha aquela que mais se adapta ao seu estilo de vida; as poupanças, por exemplo, tem um baixo rendimento, mas te dão a segurança de ter o dinheiro de forma fácil, caso necessário. Os investimentos podem ser uma ótima opção com a ajuda de um profissional, caso contrário, é uma opção arriscada. Já os consórcios permitem que você organize o pagamento mensal, além de que, ao assinar o contrato, você já tem estabelecido valores como taxa de administração, prazo total… fazendo com que você não tenha surpresas desagradáveis pela frente.

A quarta dica, das que requerem mais disciplina: Mude seus hábitos: com o seu objetivo sempre em mente, será necessário uma mudança no seu estilo de vida. Se você pede muita comida em casa, comece a cozinhar por conta própria. Se você usa aplicativos de transporte para ir ao trabalho, considere comprar uma bicicleta ou pedir carona aos seus colegas de trabalho. Além disso, corte gastos supérfluos como pacotes de TV a cabo, substitua-os por serviços de streaming, diminua o plano do seu celular e, principalmente, evite ao máximo gastos desnecessários e compras por impulso.

Além disso, esteja preparado para gastos extras como cartórios, IPTU, registro de imóvel e etc. Essas são algumas das dicas que vão te auxiliar no preparo da compra de um imóvel. Se você está procurando um lugar com as melhores opções, confira o nosso site! Temos imóveis para todos os estilos de vida.