Blog Unibrokers
Qual o momento ideal para comprar um imóvel?
Publicado há 3 semanas

Qual o momento ideal para comprar um imóvel?

Todos nós passamos por momentos em nossa vida onde percebemos que devemos tomar uma decisão importante. Uma delas, talvez a decisão mais impactante em nossa vida, é quando decidimos comprar um imóvel. Mas afinal, existe um momento ideal para comprar um imóvel? E se existe, qual é? Vem descobrir isso com a gente!

Antes de analisar o mercado de imóveis, é importante entender como está a economia nacional - para quem tem uma boa reserva financeira, crises no mercado podem ser úteis, pois os preços dos imóveis tendem a baixar, possibilitando uma compra à vista. Porém, se sua ideia é partir para o financiamento, analisar o mercado se torna uma tarefa ainda mais importante. Para fazer isso de forma segura e confiável, procure por um profissional do ramo que possa te ajudar e tirar suas dúvidas.

Além disso, no mercado de imóveis tudo é muito relativo. Especialistas afirmam que o cenário imobiliário brasileiro é composto por um ciclo de quatro fases: a recuperação, expansão, excesso de ofertas e recessão. Cada uma dessas fases interfere na decisão do momento de compra.

Como já dissemos anteriormente em nosso post: “Como economizar para adquirir seu primeiro imóvel”, é muito importante que você esteja com suas dívidas em dia: se você já está fazendo um planejamento financeiro e poupando para dar a entrada em um imóvel, pode pular esta etapa. Porém, se você ainda não fez nada disso, é hora de começar. Analise seu orçamento geral, crie planilhas com seus gastos mensais, perceba  onde pode gastar menos e faça os cortes necessários; comece apenas quando quitar suas dívidas anteriores para não correr riscos! Destine pelo menos 30% de sua renda em um fundo de reserva para que você possa dar a entrada no imóvel que deseja.

Agora que já falamos sobre isso, qual o momento certo para comprar um imóvel? A resposta depende de duas coisas: do mercado imobiliário e da sua situação financeira. Se você tem uma boa reserva financeira para dar uma entrada tranquilamente, pode ser um bom momento. Por outro lado, se os juros do mercado estão muito altos, talvez seja melhor esperar por um tempo.

Antes de decidir pela compra, faça uma análise pessoal de  questões como a estabilidade do seu emprego, imagine-se morando no mesmo lugar por alguns anos, considere como vai pagar o financiamento se perder sua fonte de renda e etc. Esses questionamentos fazem com que você perceba se é o momento ideal para adquirir a casa própria.


Lembre-se: comprar uma casa é uma decisão que exige muito planejamento, são necessárias muitas considerações, afinal, é um bem de grande valor financeiro. Se você está querendo comprar um imóvel e não sabe o que fazer, que tal fazer uma simulação com a Unibrokers? Queremos te ajudar a descobrir o seu momento ideal de comprar um imóvel!